sexta-feira, 30 de maio de 2014

Michelangelo 1564-2014 : Encontrar um artista universal

Jacopino del Conte: Ritratto di Michelangelo, 1535 circa

Exposição documental sobre o 450 º aniversário da morte do grande mestre florentino.

Museus Capitolinos Roma
De 27 maio - 14 setembro, 2014



Raffaello Sanzio e bottega: Ritratto di Giulio II, 1512 circa

A exposição examina a vida e a obra deste titã de todos os tempos. No coração da cidade, bem na Piazza del Campidoglio de Michelangelo que o gênio soube tornar única no mundo, mais de cento e cinquenta obras das quais umas setenta do mestre toscano, chegaram de muitas das mais importantes instituições culturais italianas e estrangeiras para comemorar o 450 º aniversário da desaparecimento de um artista tão magnífico uma influência indelével não só a cultura italiana, mas toda a cultura universalmente conhecida. 


Ambito di Donatello: Busto di giovane con cammeo con la raffigurazione d el carro dell'anima (“Busto platonico”), 1475 circa


Uma exposição que supera a impossibilidade objetiva de expor obras primas "intransportáveis"; feitas por Michelangelo (os afrescos da Capela Sistina, entre elas) com uma seleção de obras que, pela primeira vez estarão expostas uma ao lado da outra.


Madonna della Scala, 1490 circa

Estas obras primas, de fato, podem ser observadas em muitos casos, pela primeira vez, lado a lado e contrapostas em um compêndio extraordinário da produção artística inatingível, da pintura à escultura, arquitetura, poesia, as quatro artes em que se expressa Michelangelo que estão contadas em nove seções da exposição, focalizano assim os temas cruciais de sua poesia. 



Michelangelo (opera non finita, completata da ignoto scultore de l sec. XVII): Cristo Redentore (Cristo Giustiniani)


O fio que guia o percurso da exposição está marcado por uma série de temáticas "contrapostas" com as quais sequer evidenciar as dificuldades do homem e do artista seja na execução como na concepção de suas obras: o moderno e o 'antigo, a vida e a morte, a batalha, a vitória o aprisionamento, a regra e a liberdade, o amor terreno e o espiritual.





Michelangelo: Pianta per San Giovanni dei Fiorentini, 1559 circa


O contraste entre a beleza terrena e o amor celestial , que a exemplo, foi particularmente sentida por Buonarroti, tanto na poesia como no existencial.




Scultore fiorentino, Michelangelo (?) (attivo nell’ultimo decennio del XV secolo): Crocifisso, 1495 circa


Projetos Especiais

Uma parte da exposição apresenta, pela primeira vez juntos no Salão de São Pedro, os modelos táteis para as duas maiores obras da arquitetura sagrada e Basílica de São Pedro, de Michelangelo civil e da Piazza del Campidoglio com os três edifícios que o definem. 

Durante os meses de Julho e Setembro passeios com explorações táteis às seções da mostra dedicada. 



Michelangelo: Madonna della Scala, 1490 circa



Michelangelo con la collaborazione di Tiberio Calcagni: Bruto, post 1539



Modello del tamburo e del ballatoio della cupola di Santa Maria del Fiore 1507ca.



Michelangelo: Studi per la scala nel ricetto della Biblioteca Lau renziana, 1525



Michelangelo: Teste grottesche, 1525 circa



Michelangelo: Dio fluviale, 1525 circa



 Michelangelo: Studi per la testa della “Leda”, 1530 circa



Michelangelo: La caduta di Fetonte, 1534 circa



Michelangelo: Studio di nudo virile inginocchiato, 1541 circa



Michelangelo: Crocifisso, 1563 circa



Michelangelo: Studio per alzato di San Pietro, 1548-1551





Jacopo Tatti detto Sansovino (attribuito a): Laocoonte, ante 1520

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