terça-feira, 4 de março de 2014

Pierre Bonnard (1867 - 1947) o atelier das mimosas




 "L'atelier au mimosa" dét. (1939) musée national d'art moderne, Centre Pompidou (Paris, France)

O artista começa esta pintura em 1939, em Le Cannet , em seguida, O atelier das mimosas O artista começou esta pintura em 1939, em Le Cannet , em seguida, retoma e a conclui em 1946, em Fontainebleau.




musée Bonnard, Le Cannet, Côte d'Azur

Em 1925 Bonnard compra em Le Cannet , uma casa modesta , com paredes cor de rosa, Le Bosquet , para passar o inverno . Ele vai mais se mudar para lá definitivamente em 1939. O atelier, localizado no primeiro andar , é muito pequeno,  divido em duas partes na sua altura . É na parte superior, no mezanino , que Bonnard se instala para pintar. O único luxo é a janela, onde a paisagem brilha , a vista para o jardim exuberante e os telhados da aldeia abaixo.



Pierre Bonnard, “Paysage du Cannet, vue des toits”. 1941-1942.

Bonnard pinta uma primeira versão do atelier em 1930.  Podemos distinguir melhor o espaço estreito onde ele trabalha, em frente da balaustrada e da janela ocupando apenas uma pequena parte do espaço do quadro. Considerando que a segunda versão,  feita num esboço de 1935, realizada durante o inverno de 1939, retomada e concluída em Fontainebleau , em 1946 , é a janela, e especialmente a enorme mimosa ocupando quase toda a tela , e formando o tema principal. ( cat. raios . IV , n º 1677 ).



atelier

Um dispositivo de linhas entrecruzadas (verticais e horizontais e as esquadrias de ferro da janela,  oblíqua ao mezanino em primeiro plano) multiplicando a massa em movimento da mimosa florida, como uma cabeleira. Feita em flocos de cor intensa, prolongada pelas manchas vermelhas e verdes brilhantes das árvores e telhados, de aparência luminosa- como um sol flamejante no frio do inverno - reverbera na parede adjacente em faixas longas e multicoloridas.


Pierre bonnard, dans son atelier au cannet, 1946 19 tirages couleurs ...

Muito tempo depois de ficar deslumbrado, seu olhar se acostuma e descobre, no canto inferior esquerda, este rosto que parece emergir da parede, reflexo longínquo do esplendor da mimosa. O rosto de Marta, talvez, morta em 1942, mas nunca presente, flutuando como um espírito familiar assombrando esta última obra-prima. I.M.-F.



Mimosa  Pierre Bonnard (1915)


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