segunda-feira, 17 de março de 2014

A vigarista pega em sua própria armadilha

Onde descobrimos que o importante nem sempre vem à luz.



Manfredi , The Fortune Teller , 1616, Detroit Institute of Arts

A cartomante lê o futuro nas linhas da mão de um homem jovem . Na penumbra , dois personagens suspeitos também estão representados ... O que eles estão fazendo lá?

Enquanto o jogo de luz capta o olhar nos rostos e nas mãos da vidente e de seu cliente , uma conspiração está se formando no fundo!



Detalhe

Primeiro, notamos a velha, entre a cartomante e o cliente. Ele tem uma atitude estranha. Um ar concentrado, talvez?

Ela está tentando roubar a bolsa do jovem de. Sua mão está quase invisível na sombra.

A cartomante tem poderes de premonição ou que distrair um bom patinho ?



Detalhe

Provavelmente, é a segunda opção, porque, obviamente, ela não viu chegar o último personagem ... Ele também é um ladrão, e está no processo de pilhar, com ar de quem não quer nada, à sombra do quadro. 

Sob o seu boné vermelho eriçado que desvia a atenção de suas mãos, ele aproveita da trapaça da vidente para roubar-la, talvez, de um roubo anterior ... 

E ele está tão discreto que deixa o espectador confuso ! 




Bartolomeo Manfredi , Marte castigando Cupido, óleo sobre tela, entre 1605 e 1610 , o Instituto de Arte de Chicago 


Ironicamente, a cartomante usa um colar de coral, uma suposta proteção contra os golpes do destino ... 

Mas, obviamente, não é eficaz contra esse golpe humano. 



Para mais informações: 

Sobre o artista:  http://www.larousse.fr/encyclopedie/peinture/Manfredi/153297

fonte: Artips

Nenhum comentário:

Postar um comentário