sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Paris, Offenbach, o eterno Rei do Boulevard


De sua chegada em Paris, em 1833 até a sua morte, o compositor e violoncelista da Alemanha quase nunca deixou os bairros que circundam a Opéra. 



Seguindo os passos de Offenbach, uma viagem por Paris.




imagem: 29 Boulevard Montmartre / Théâtre des Variétés
Adolphe Martial Potémont 1877




"Ach Paris!" Teatros, froufrous, Boulevard! Vida parisiense! Esta é uma época que revive a música de Offenbach . Mas qual é a Paris que Offenbach descobre, quando ele vem em 1833? Essa dos Enfants du paradis, uma cidade que esta passando deuma cidade medieval ainda herdeira de suas ruas pitorescas, bares, casas de jogo, a sua insalubridade, para uma cidade moderna, com avenidas largas e praças bem claras - esta Paris que o Barão Haussmann vai transformar e atrairá toda a Europa durante as famosas Exposições Universais.




A Paris que desenvolve então não mudou, circunscrita dentro do nono distrito, as avenidas (daí nasceu o termo genérico "avenida") e as passagens, os lugares onde as lojas, cafés , restaurantes como uma série de "salões abertos" onde as modas são criadas e propagadas.

Passage des Panoramas
11 boulevard Montmartre
75002 Paris



Paris passa por uma profunda mudança intelectual e artística: a transformação física da cidade encontra seu eco na transformação de estilos de música e ópera. Em 1830, Berlioz marcou o romance musical francês com a sua Symphonie fantastique (1830)



Mas é na Ópera de Paris, então instalada na rue Le Peletier, que a evolução é mais flagrante.



Rossini deixa de compor em 1829 depois que Guilherme Tell que não obteve o sucesso que ele esperava. No entanto, a ópera italiana está na moda: tocar Rossini, Bellini, Donizetti, Verdi. Offenbach vai se lembrar na farsa na qual o Sr. Choufleuri parodia árias de óperas italianas onde se pode desfrutar das grandes divas da época.



Offenbach vai se lembrar na farsa na qual o Sr. Choufleuri parodia árias de óperas italianas onde se pode desfrutar das grandes divas da época.



O jovem Offenbach vê e analisa essas produções. Este sonho pode momentâneo, mas com o humor cáustico que é dele, ele quer rapidamente parodiar as óperas La juive de Halevy e Les huguenotes de Meyerbeer .: Com Ba-Ta-Clan e se misturam a acusação contra os huguenotes e uma nova paródia de duetos de óperas italianas.



Offenbach, também se alimenta de Gluck e Gounod, cujo Fausto em 1859, é um sucesso de público. E depois houve outro alemão, Wagner, cujo Tannhäuser fez algum barulho em Paris em 1861.


Em Paris, Offenbach encontra um terreno muito lírico onde vai brotar a verve offenbachienna. Verve, que é ao mesmo tempo uma homenagem e mais secretamente um desejo: o de ser lançado na ópera. Quando o pequeno Jacob Offenbach chegou a Paris vindo de Colônia, ele era um menino frágil de 14 anos cujo violoncelo foi o sustento e a entrada única nesta "cidade bonita", ele iria cantar alguns anos mais tarde em La Vie Parisienne .




Sua silhueta é tão reconhecível que ambas as fotos e caricaturas ficaram gravadas na memória coletiva.




Os primeiros lugares da capital que Offenbach frequentou foram os do bairro judeu, especialmente a Rue des Martyrs, onde seu pai se mudou para um apartamento minúsculo em um quintal, no n º 23. É também costumava frequentar a sinagoga Nazareth, onde ele se torna responsável pela formação e gestão do coro, quando ele ainda não tinha 15 anos! Devo dizer que seu pai não era um estranho para a fraternidade: Era um cantor estimado em Offenbach am Main (o nome desta cidade que seu avô Eberst escolheu como sobrenome de família).

Synagogue Nazareth
15, rue Notre-Dame-de-Nazareth, 3e Paris




O pai de Offenbach tinha a ambição de Jacob: ele leva Jacques ao Conservatório, dirigida por Luigi Cherubini, que lhe recusa a entrada, porque se reserva o direito reservado aos franceses. Mas Jacques veio com seu violoncelo e, enquanto seu pai negociava com Cherubini, instalou-se e começou a tocar uma música, depois uma segunda ... Cherubini põe fim à conversa e diz ao jovem, num tom teatral: "Senhor, você é um estudante do Conservatório!" Offenbach não ficou muito tempo. Ele ficou entediado rapidamente, e depois de um ano, emigra para o fosso da Opéra Comique , onde seus dotes de violoncelista são muito apreciados.

Opéra-Comique
Endereço: 1 Place Boieldieu, 75002 Paris, França



Offenbach aproveita a oportunidade para escutar e absorver. Este prestigioso teatro será sempre junto com a Ópera de Paris , o objeto de desejo inacessível de Offenbach. A sua ambição e desejo de reconhecimento como compositor. Mas ele ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar as alturas ...

Opéra-Comique
Endereço: 1 Place Boieldieu, 75002 Paris, França



Seu carisma e virtuosismo abrem as portas dos salões

Offenbach entende que seu talento não era suficiente para ter sucesso: ele também deve expandir a sua "área social". Assim, ele se aproveitou de sua personalidade única, um pouco de persuasão, sua sedução e, especialmente, seu virtuosismo como violoncelista para entrar nos salões onde reputações são feitas. Ele toca peças pequenas com encantadoras melodias que fazem as mulheres desmaiarem. Uma jovem mulher, em especial: Alcain de Herminie. Ela não tinha17 anos, mas era bonita e de uma boa família de origem espanhola.



Em 14 de agosto, ele se casou na igreja de Saint-Roch, perto do Palais Royal e da Opera, após se converter ao catolicismo (Herminie bem valia uma missa!). Ele se mudou com sua jovem esposa para passage Saulnier (que não existe mais), e deste bairro ele nunca mais saiu.




Em seguida, Offenbach dá mais um passo à sua ascensão social, obtendo o cargo de diretor musical na prestigiada Comédie-française . Ele é responsável pela dirigir a orquestra, compor e como principal responsabilidade, gerir o montante atribuído no início da temporada para a música e contratar músicos.

La Comédie Française 
1 Place Colette, 75021 Paris



No entanto, apesar da estadia Offenbach na Comédie-francês tenha sido muito frutífero por cinco anos, surge uma outra idéia que o seu destino o leva. Seu desejo de emancipação e seu espírito empreendedor o levou a adquirir, no bairro do Champs-Elysées, no local do atual Teatro Marigny , um pequeno teatro onde ele quer se tornar um homem do Espetáculo. Ele compreendeu que a Exposição Mundial vai trazer à Paris toda uma audiência em potencial: ele começa a fazer uma série de pequenos esquetes que lotam o teatro - e o fazem ganhar também um bom apelido dado por Rossini , encantado com a verve e elegância musical de seu jovem colega: "O Pequeno Mozart da Champs-Elysées".




Mas o sucesso no pequeno teatro dos Champs-Elysées chamado Bouffes-Parisiens o obriga logo a ir para um teatro maior na Passage Choiseul, perto da Opéra-Comique. Sábia escolha: as passagens eram lugares da moda. Esta nova Bouffes-Parisiens vai se tornar o seu carro-chefe e abrir um período de grande fertilidade criativa.

Théâtre des Bouffes Parisiens
Endereço: 4 Rue Monsigny, 75002 Paris, França



É no Théâtre des Variétés , boulevard Montmartre (que ainda existe), que Offenbach vai conhecer alguns dos seus maiores sucessos de 1864: La Belle Hélène, Barbe-Bleue, Les Brigands, La Grande-Duchesse de Gérolstein, La Périchole.. Estas obras marcam o auge de sua carreira e reputação.

Théâtre des variétés
7 Boulevard Montmartre, 75002 Paris




La Belle Hélène é uma opéra-bufa em tres atos de Jacques Offenbach, livreto de Henri Meilhac et Ludovic Halévy, criada em Paris no théâtre des Variétés em 17 de dézembro de 1864.



La Périchole é uma opéra-bufa de Jacques Offenbach, sobre um libreto de Ludovic Halévy et Henri Meilhac inspirada numa novela de Prosper Mérimée : Le Carrosse du Saint-Sacrement criada em 6 outubro de 1868 no Théâtre des Variétés numa versão em dois atos, posteriormente em 3 atos e 4 cenas em 25 de abril de 1874, sempre no Variétés.


Como ele fará cantar em La Vie Parisienne , Offenbach quer por "fogo em toda parte!". Para este fim, ele contrata dois libretistas de talento, Meilhac e Halévy, e uma cantora, Hortense Schneider, que vai fascinar todos os públicos - a burguesia que lota os teatros de príncipes aí onde ele está dirigindo. A sua "generosidade" de boas-vindas vis-à-vis aos últimos lhe valem um apelido de "Passage des Princes" ...




Durante a Exposição Internacional, uma entrada VIP estava reservada aos soberanos que se apresentavam com a sua equipe, e estava explicado que só os príncipes reinantes eram permitidos, quando uma pesonagem do séquito retruca de modo majestoso: "Mas eu sou a grã-duquesa de GEROLSTEIN! "... e abre as portas



Em 1873, ele tornou-se diretor do Teatro de la Gaite, sempre nesse bairro do boulevard, onde nasceram seus maiores sucessos. O gigantismo do lugar levam Offenbach à produções cada vez mais luxuosas e cada vez maiores, para as quais ele se mostra infelizmente um gerente medíocre e um grande showman.

Théâtre de la Gaîté-Montparnasse
26 Rue de la Gaité, 75014 Paris



Em pouco tempo, devido ao custo exorbitante de peças como A Viagem à Lua ou de Orfeu no Inferno, seus excessos o levam à falência. No entanto, ele faz questão de honra de liquidar suas dívidas com seu próprio dinheiro e faz uma turnê nos Estados Unidos em 1876 ... Mas nada funciona. Quarenta e cinco anos se passaram desde que o jovem, ele entrou como violoncelista no fosso da Opéra-Comique.




Em 1880, Offenbach encontra a prestigiosa instituição, desta vez como um compositor para criar um trabalho escuro e poderoso em que ele sonhou e trabalhou por um longo tempo. Mas seu estado de saúde não, é bom para ele finalmente ser reconhecido como um compositor sério. Ele escreveu para o diretor da Opéra-Comique uma carta comovente terminando com estas palavras: "Apressa-te a montar minha ópera, eu estou com pressa, pressa"



Ele morreu em 05 de outubro de 1880, aos 61 anos. Muitas pessoas se apressam para ir à Igreja da Madeleine para assistir ao seu funeral: Desde a chegada em vida até a sua morte, Offenbach não deixou a avenida onde ele faz ricochetear na vida parisienseos seus refrões. Offenbach aproveita, a vida eterna no cemitério de Montmartre. Mas o último traço de humor irônico é que, neste momento, é ninguém menos que Charles Garnier, o arquiteto da Ópera de Paris e autor de sua tumba com a qual ele sonhava e que nunca o acolheu.

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