quinta-feira, 9 de maio de 2013

Trompe l'oeil, engano dos olhos na mostra de Perugia

Na era da criatividade digital, animação 3D, a técnica de trompe l'oeil pode parecer uma coisa do passado. Galleria dei Gerosolimitani de Perugia
Trompe L'Oeil abrirá suas portas a partir de 25 maio - 15 setembro

 

Como se sabe, quando se trata de uma visão estereoscópica, em cada caso, o engano ao qual ele é submetido o olho decreta um mecanismo. Vemos isso em muitas obras de pintura de rua, que têm proliferado na última década. Mas também poderáa ser visto numa mostra que trará a coleção de Rob Smeets, historiador de arte holandês que vive em Perugia.



A técnica de trompe l'oeil, através da história da arte ocidental desde a antiguidade clássica - isto é, quando se começou a abandonar os ditames da probabilidade, sob a direção de uma "falsificação" da realidade pode se comunicar algo mais, encontrando o seu momento de máxima expansão na Holanda, na virada dos anos 1600 e 1700. A lição de mestres como Cornelis Gijsbrechts, Samuel van Hoogstraten, Domenico Remps, Jacob Biltius, Wallerand Vaillant, Cornelis Brizé, Christoffel Pierson, o italiano Giuseppe Maria Crespi, e Pedro Leopoldo de Santa Caterina, o francês Jean-Baptiste Siméon Chardin, Jean-Baptiste Oudry, Louis-Leopold Boilly, permanece isolado e é seguido pelos pintores americanos do final do século XIX e por alguns membros do Surrealismo.



Pretendemos apresentar dia e os 25 artistas selecionados para a exposição: Philip Akkerman, Arnout van Albada, Agostino Arrivabene, Maurizio Bottoni, Mario ter Braak, Karel Buskes, Tullio Cattaneo, Marco CORNINI, Erkin, Henk Helmantel, Lars Lehmann, Mark Lijftogt , Claudia Marchetti, Dennis Møgelgaard, Neil Moore, Pieter Pander, Alessandro Papetti, Jaap Roose, Livio Scarpella, Piet Sebens, Dino Valls, Gerrit Wijngaarden, Kik Zeiler.




Uma técnica que soravvive - nas palavras de Ernst Gombrich, graças à "potenziarsi mútua de ilusão e expectativa." De fato, os trompe l'oeil pressupõe a existência de um observador curioso e ativo, capaz de compreender o engano a que o olho é submetido por este mecanismo e obter satisfação estética e espaço para reflexão.


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