sábado, 2 de junho de 2012

“Caravaggio e Seus Seguidores” no MASP


Medusa Murtola
Caravaggio 
Data de cerca de 1597. 
Óleo sobre tela 
Dimensões 60 × 55 cm
Galeria Uffizi, Florença

A exposição "Caravaggio e Seus Seguidores" está em cartaz em Belo Horizonte até 15 de julho, depois será exibida no Masp de 26 de julho até 30 de setembro. Na imagem, obra de Tommaso Salini, um dos 14 artistas que seguiram o pintor barroco

Hendrick van Somer (1615-1684-1685) São Gerônimo

O pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571–1610) terá seis telas em óleo expostas no Masp (Museu de Arte de São Paulo) entre 26 de julho e 23 de setembro, em São Paulo. 

"Lot e le figlie", obra de Caravaggio



Caravaggio - São Jerônimo escritor
Óleo sobre tela - 112 x 157
Galleria Borghese, Roma


A mostra Caravaggio e seus seguidores irá a São Paulo depois de passar pela Casa Fiat de Cultura, em cartaz até 15 de julho em Belo Horizonte. 

Caravaggio - A incredulidade de Tomé
Óleo sobre tela - 107 x 146 
Neues Palais, Potsdam 



Parte da programação do Momento Itália-Brasil 2011-2012, a exposição agrega obras da Itália, de Malta e da Inglaterra, e algumas vêm dos prestigiados museus Galleria Borghese (Roma), Palazzo Barberini (Roma) e Galleria degli Uffizi (Florença).


"Ritratto", criado por Caravaggio, é um dos auto-retratos pintados pelo artista considerado de temperamento "maldito". Caravaggio teria vivido em Nápoles depois de fugir da prisão por ter cometido um homicídio em Roma. Pesquisas recentes apontam que o pintor teria sido assassinado pela ordem dos Cavaleiros de Malta com a conivência da Igreja Romana 

As seis telas do mestre se dividem em três blocos: trabalhos consagrados, obras recém-descobertas – fruto de pesquisas concluídas recentemente, como a de que a Medusa Murtola é legítima do pintor – e quadros ainda em estudo para se determinar a autoria de Caravaggio, como San Gennaro decollato o Sant’Agapito. 

Caravaggio - Os jogadores de cartas (1594)
Kimbell Art Museum di Fort Worth

Nas imagens dos três blocos, o público pode identificar características fundamentais das composições do pintor: temas reais, figuras naturais e semelhantes ao espectador, cenas em primeiro plano para provocar envolvimento emocional, fundo neutro ou escuro para estimular a concentração no tema representado, foco enfatizado por um feixe direto de luz e dialética entre claro e escuro.


Incoronazione di Spini", de Leonello Spada, um dos pintores mais próximos de Caravaggio, pois tornou-se seu assistente

Além das obras de Caravaggio, fazem parte da exibição pinturas dos chamados caravaggescos, seus seguidores, da segunda metade do século 16 e início do século 17. 

Caravaggio - As sete obras da misericórdia
Óleo sobre tela - 390 x 260
Igreja de Pio Monte della Misericordia, Nápoles



Entre os nomes estão Giovanni Baglione (1566-1643), um dos mais importantes, com quem o Caravaggio teve diversas brigas; Orazio Gentileschi (1563-1639), amigo do pintor que criou uma luz diferente, mas que também vem do exterior; e Leonello Spada (1576-1622), que se inspirou em Caravaggio para organizar nas obras uma luz que vem do interior.


A Inspiração de São Mateus - 1602; Oil on canvas, 9' 8 1/2" x 6' 2 1/2"; Contarelli Chapel, Church of San Luigi dei Francesi, Rome 



"Madonna Con Bambino",  Bartolomeo Cavarozzi
Olio su tela 1625 212x128cm.



Madalena desmaiada (1663). Guido Cagnacci. Galleria Nazionale d'Arte Antica, Roma.



 "Ecce homo", Giovanni Baglione. Roma, 1566 aprox. - 164



Coroação de espinhos, Lionello Spada. Bolonha, 1576 - Parma, 1622



 Maria Maddalena,  Orazio Gentileschi. 



Caravaggio - O martírio de São Mateus
Óleo sobre tela - 323 x 343
Capela Contarelli da Igreja S. Luigi dei Francesi, Roma


"Negazione di San Pietro", de Mattia Preti



Auto Ritratto", de Orazio Borgianni, foi pintado em 1616 e faz parte do acervo da Galleria Nazionale d'Arte Antica, na Itália



 "Sacra Famiglia", de Valentin de Boulogne



"Sacrificio Di lsacco", de Orazio Riminaldi



São Francisco em Meditação é uma pintura a óleo sobre tela 128 x 97 cm  feita em 1605 pelo pintor italiano Caravaggio. Propriedade da Igreja de San Pietro in Carpineto Romano, está em empréstimo perpétuo da Galleria Nazionale d'Arte Antica em Roma.


Simon Vouet - Salomè con la testa del Battista, c. 1620


"A decapitação de Sant'Agapito" pintura atribuída a Caravaggio. Volta a Palestrina  após 43 anos, a pintura em questão foi encontrada em 1967 na igreja de Santo Antônio Abade. O trabalho tem sido objeto de polémica, não só pela autoria do trabalho, mas também pelo o sujeito retratado, o que também pode identificar-se com San Gennaro.



Tommaso Salini





Casa Fiat de Cultura
Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250 - Nova Lima MG
+55 31 3289.8900 | Fax +55 31 3289.8920
www.casafiatdecultura.com.br
De 22 maio a 22 julho de 2012
Terça a sexta das 10 às 21hs | sábados, domingos e feriados das 14 às 21hs

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Av. Paulista, 1578 - São Paulo SP
+55 11 3251.5644 | Fax +55 11 3284.0574
masp.art.br
26 de julho até 30 de setembro
Terça a domingo das 11 às 18hs | quinta das 11 às 20hs

Museo Nacional de Bellas Artes
Av. Del Libertador 1473 - Buenos Aires, Argentina
+54 11 5288-9945 | Fax +54 11 5288-9999
www.mnba.org.ar
De 05 outubro a 02 dezembro
Terça a sexta das 12h30 às 20h30 | sábados e domingos das 9h30 às 20h30



Um comentário:

  1. Apenas uma correção: a "Madalena desmaiada" é atribuída a Artemísia Gentileschi e é anterior a 1653, uma vez que a pintora faleceu nesse ano.

    Artemísia era filha de Orazio Gentileschi, pintor cuja obra também está presente na exposição "Caravaggio e seus seguidores".

    Abraço!

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