quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Leonardo e Michelangelo. Obras-primas da gráfica e Estudos Romanos





de 27 de outubro a 19 de fevereiro de 2012 no Palazzo Caffarelli nos Museus Capitolinos, em Roma.





Leonardo, Due bombarde che scagliano palle esplosive Veneranda Biblioteca Ambrosiana



Eles passaram a vida inteira a se detestar de fato, um olhava o trabalho do outro e não podiam evitar a admiração mútua.

Pela primeira vez, uma exposição oferece ao público uma comparação direta entre os dois mestres supremos do Renascimento italiano.

A comparação em 66 desenhos da coleção da Biblioteca Ambrosiana de Milão (de Leonardo) e a Fondazione Casa Buonarroti de Florença (para os desenhos de Michelangelo).






Leonardo, Studio per ali meccaniche Veneranda Biblioteca Ambrosiana



A exposição começa com o desfile de obras-primas, as mais belas peças das duas coleções que ajudam, e esta é a peculiaridade do mesmo projeto, a entender o pensamento do artista, no momento em que ele fixa a idéia no papel e a criação toma a forma entre pensamentos, dúvidas e anotações.





Leonardo, Profilo maschile Veneranda Biblioteca Ambrosiana


A evolução prossegue de uma maneira espetacular para uma comparação muito direta.




Leonardo, Macchina per battiloro Veneranda Biblioteca Ambrosiana



E em seguida as nove obras-primas de Leonardo, que irão documentar as atividades no campo das invenções mecânicas, e a arte da arquitectura militar, hidráulica, e o estudo da geometria, o vôo dos pássaros e o vôo mecânico.





Leonardo, Studio di figura femminile, e testo del Melzi sulle bellezze di Roma Veneranda Biblioteca Ambrosiana

 

Como contrapartida nove dos desenhos mais famosos de Michelangelo como o famoso nu de costas referente a Batalha de Cascina, a enigmática Cleópatra, a cabeça de Leda (talvez o rosto mais bonito nos desenhos de Michelangelo).




Leonardo, Catapulta Veneranda Biblioteca Ambrosiana



A segunda seção é inteiramente dedicada a Leonardo e sua estadia em Roma, que foi certamente menor do que a de Michelangelo, mas foi intensa.



Michelangelo Buonarroti, Cleopatra 1535 circa



Os desenhos provenientes do Codex Atlanticus testemunham como em Roma o gênio se interessava ​​pela antiguidade e pela arquitetura, mas sem descurar dos estudos científicos e dos desenhos de pessoas.





Michelangelo Buonarroti, Studi per la testa della "Leda" 1530 circa


Na terceira seção, encontramos Michelangelo, com seu "projetos", os estudos anatômicos e "folhas" da Capela Sistina e da Cappela Paulina.




Michelangelo Buonarroti, Nudo di schiena 1504-1595



No final de cada uma das duas seções uma seleção de alguns trabalhos criados por artistas de particular importância que, no caso de Leonardo, pertenciam a sua escola e, no caso de Michelangelo, foram submetidos a uma forte influência do mestre.




Michelangelo Buonarroti, Sacrificio di Isacco 1535




Michelangelo Buonarroti, Volto virile per la Volta Sistina




Michelangelo Buonarroti, Studi di gambe 1524-1525


http://www.museicapitolini.org/mostre_ed_eventi/mostre/leonardo_e_michelangelo_capolavori_della_grafica_e_studi_romani







Musei Capitolini
Piazza del Campidoglio 1
00186 Roma
Tel. 060608

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