quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Expressionismus & Expressionismi


Ill. : Alexej von Jawlensky, Portrait de Marianne von Werefkin, 1906, huile sur carton, 67,5 x 49,5 cm, Wiesbaden, Kunstsammlung des Museums (©Adagp, Paris 2011).



Berlim-Munique 1905-1920. Der Blaue Reiter vs Brücke

A Pinacoteca de Paris apresenta de 13 de outubro de 2011 até 11 mar 2012 um estudo pioneiro do expressionismo alemão. Este movimento de arte é examinado através do confronto de duas correntes comuns: Der Blaue Reiter e Brücke .





Ill. : Karl Schmidt-Rottluff, Bateaux à flot, 1913, huile sur toile, 77 x 90,5 cm, Hagen, Osthaus Museum (©Adagp, Paris, 2011).



O título Expressionismus & Expressionismi refere-se à grande exposição sobre Futurismo, intitulada Futurismo & Futurismi, realizada em Veneza em 1986 . Este neologismo permite mostrar a diversidade dos movimentos que constituem a futurismo italiano.

Da mesma forma, Expressionismus & Expressionismo ilustra a diversidade das origens do expressionismo alemão, que é muitas vezes visto como monolítico, no entanto, consiste em duas abordagens diametralmente opostas.







Ill. : Erich Heckel, Baigneuses dans la baie (L’Été à la mer Baltique), 1912, huile sur toile, 95 x 119 cm, Krefeld, Kunstmuseen (Photo : Achim Kukulies, Düsseldorf/©Adagp, Paris 2011).



Brücke é um grupo de artistas fundado em Dresden em 1905 e sediado em Berlim a partir de 1908. Os fundadores, Ernst Ludwig Kirchner, Emil Nolde e Karl Schmidt-Rottluff favoreceram a criação de emocional focado nas sensações e percepções do artista.

Estes artistas iriam expressar sua relação instintiva em uma época de decadência pangermanica na qual eles foram testemunhas impotentes e infelizes.





Ill. : Franz Marc, Petite Composition III, 1913-14, huile sur toile, 46,5 x 58,5 cm, Hagen, Osthaus Museum (Photo : Archives Nakov, Paris).



Der Blaue Reiter foi formado por artistas e filósofos que desenvolveram uma abordagem teórica, mesmo espiritual, da obra de arte.

Herdeiros do conceito germânico de "obra de arte total", este movimento puramente intelectual, que foi formado em Munique em 1911 por iniciativa de Wassily Kandinsky e Franz Marc, concebia a criação ideal como um equilíbrio harmonioso entre as disciplinas.






Ill. : Vassily Kandinsky, Tableau avec croix, 1911, huile sur toile, 139 x 111 cm, Tbilisi, Georgian National Museum (Photo : Archives Nakov, Paris/©Adagp, Paris 2011).



A exposição, apresenta cerca de 150 obras sobre esses duas correntes distintas, mas representativas do expressionismo alemão.

Sempre dentro de seu espírito de diálogo entre as artes, a Pinacoteca de Paris convida os visitantes a descobrir as nuances essenciais e antagonistas, comparando os artistas e suas obras de arte.





Ill. : Ernst Ludwig Kirchner, Jeune Filles à Fehmarn (Deux jeunes filles nues), 1913-20, huile sur toile, 125,5 x 90,5 cm, Duisburg, Wilhelm Lehmbruck Museum (©Photo : Britta Lauer).






Ill. : Gabriele Münter, Paysage au mur blanc, 1910, huile sur carton, 50 x 65 cm, Hagen Osthaus Museum (©Adagp, Paris, 2011).













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Pinacothèque de Paris28, place de la Madeleine
75008 Paris
 

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