sábado, 15 de outubro de 2011

"Mondrian. A perfeita harmonia "


Piet Mondrian (1872-1944) Composizione con grande piano rosso, giallo, nero, grigio e blu 1921 L’Aia, Collezione Gemeentemuseum


de 08 de outubro de 2011 a 29 de Janeiro de 2012
Complesso del Vittoriano, Roma

A mostra reune cerca de 70 pinturas a óleo e desenhos do pintor holandês e mais de 40 obras de artistas que influenciaram a evolução do Mondrian para a sua abstração utópica.





Piet Mondrian (1872-1944) Huisje bij Zon (Piccola casa al sole) 1909 L’Aia, Collezione Gemeentemuseum





Piet Mondrian (1872-1944) Boschetto di salici vicino all’acqua, albero in primo piano a destra 1902-1904 L’Aia, Collezione Gemeentemuseum






Piet Mondrian (1872-1944) Faro a Westkapelle con nuvole 1908 L’Aia, Collezione Gemeentemuseum

 

Nesta produção, o que fascina e desperta admiração é a busca por uma pintura harmoniosa, da qual nasceu a arte abstrata ... Para Mondrian a arte era mais do que a mera reprodução da realidade. Com sua pintura, que ele queria alcançar um propósito mais elevado. Ele estava à procura de harmonia, de uma arte universal. " É dessa forma que o curador explica o título da mostra "Mondrian. A perfeita harmonia ".






Piet Mondrian (1872-1944) Tableau n. 4 1913 L’Aia, Collezione Gemeentemuseum



O breve século veio após alguns anos, Piet Mondrian é um pintor de paisagens bem sucedido. Impulsionado pelo desejo, comum de seus contemporâneos, em encontrar sentido na arte que vai além da estética, começa a experimentar o simbolismo. A imagem impressionista e pós-naturalista começa a se tornar mais simples, a cor torna-se mais viva, frequentemente usada em grandes espaços.







Piet Mondrian (1872-1944) Tableau con giallo, nero, blu, rosso e grigio 1923 Lisbona, Museu Colecção Berardo


Ao longo da década 1910 - 1920 passou pelo cubismo e pelo nascimento da arte abstrata , podemos ver nas pinturas de Mondrian a forte influencia de Picasso e Braque , e é daí então que o pintor diminue as referências para os gráficos reais, reduzindo-os a poucos sinais pretos, então essas características também vão se separando aos poucos até se transformarem em quadrados.




Piet Mondrian (1872-1944) Composition n. 12 1936-1942 Ottawa, National Gallery of Canada

As grades em ângulo reto que nos anos 20 o artista preenche de vermelho, amarelo, azul. Assim Mondrian define a gramática pictórica precisa, o Neoplasticismo e radicaliza a sua abstração, em busca de uma linguagem universal de formas e cores primárias, para ir além da pintura.



Piet Mondrian (1872-1944) Composition n. 12 1936-1942 Ottawa, National Gallery of Canada




 

COMPLESSO DEL VITTORIANO
Roma
Via Di San Pietro In Carcere (00186)
+39 066780664





Mondrian é um idealista da arte, sua tendência a perfeição é visível e conceitual, e sua pintura é como uma zona de silêncio na clareza do caos universal.  

Mondrian viveu intensamente em seu estúdio - "Sanctuary", a Rue du Depart em Montparnasse , uma região de artistas. Mas com a ameaça da Alemanha nazista, Mondrian decidiu se mudar para Londres em 1938 e em 1940 para Nova York, onde ele viveu a sua última fase feliz no encontro com um mundo novo: o berço do jazz o inspira, a multidão eo dinamismo da cidades trazem uma renovação em sua arte.




http://www.beniculturali.it/mibac/export/MiBAC/sito-MiBAC/Luogo/luoghi_cultura/Lazio/visualizza_asset.html_840096496.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário