terça-feira, 13 de setembro de 2011

Paisagens Orientais / Paisagens Ocidentais


Jean-Baptiste-Camille Corot, French, 1796-1875, Landscape in Italy, ca.1865, Etching on paper, Framed: 35.2425 x 41.5925 cm, Image: 15.7163 x 25.2413 cm, Sheet: 28.4163 x 38.4175 cm, Gift of Kathrin and Lester Goldman.



Nelson-Atkins Museum of Art  
Kansas City 
de 27 de agosto de 2011
a  26 de fevereiro de 2012






Paisagens Orientais / Paisagens Ocidentais: Representando a Natureza do Monte Fuji ao Canyon de Chelly explora a maneira que os artistas têm respondido a este tema universal.




Katsushika Hokusai, Japanese, 1760-1849, The Great Wave off Kanagawa, 1831, Color woodblock print, oban, yoko-e, nishiki-e, Overall: 36.195 x 23.495 cm, Purchase: William Rockhill Nelson Trust.



Artistas há muito têm sido inspirados a capturar a beleza da natureza em imagens bidimensionais.



Hans Bol Flemish, 1534-1593 Landscape with Daniel in the Lions' Den, 1564 Pen and brown ink with brown wash over black chalk, Gift of Mr. and Mrs. Milton McGreevy.




"É importante lembrar que na luz das nossas preocupações prementes sobre o meio ambiente, paisagem, e como os humanos interagem com ele é extremamente relevante para nós hoje ", diz Colin Mackenzie, curador sênior de Arte Chinesa Antiga. "Não é apenas sobre o passado, é sobre o presente eo futuro."





Shen Zhou, Chinese, 1427-1509, Scholar and Crane Returning Home, Ming Dynasty (1368-1644), Album leaf mounted as a handscroll; ink and watercolor on paper; silk mount, Image: 38.74 x 60.33 cm, Mount: 44.15 x 660.4 cm,n Purchase: William Rockhill Nelson Trust.



 
Pelo final do século 10, a paisagem se tornou a espinha dorsal da pintura chinesa, um papel que continua a ter até hoje.




Camille Pissarro, French, 1830-1903, Wooded Landscape at L'Hermitage, Pontoise, 1879, Soft-ground etching, aquatint, and drypoint, Image: 21.75 x 26.67 cm, Mat: 35.56 x 48.26 cm, Purchase: Nelson Gallery Foundation.




O Interesse na paisagem surgiu mais tarde no Ocidente, onde foi usado pela primeira vez como pano de fundo para as figuras, muitas vezes em contextos bíblicos.





Winter Mountains, Late 11th-early 12th century, Chinese, Hanging scroll, ink on silk, ivory roller, 144.46 x 92.39 cm, Gift of John M. Crawford Jr. in honor of Laurence Sickman.



 
No século 17 na Europa, no entanto, pintura de paisagem surgiu como um gênero distinto, e por volta de 1800, ela veio para rivalizar com pintura de figuras em importância.




Liu Guosong, Chinese, b. 1931, High Landscape II, 20th century, Hanging scroll, ink on paper, Image: 130.81 x 75.88 cm, Mount: 5176.53 x 81.92 cm, Purchase: acquired through the Paulina and Robert Everitt Fund.




Durante a metade do século 19 a fotografia, especialmente na América, tomou a paisagem como um tema central.





Qiu Ying, Chinese, 1494-1552, Fisherman's Flute Heard Over the Lake, ca. 1547, Hanging scroll; ink and color on paper, Image: 159.7 x 84.14 cm, Mount: 280.67 x 88.9 cm, Gift of John M. Crawford Jr. in honor of the Fiftieth, Anniversary of the Nelson-Atkins Museum of Art.



Hoje, como as preocupações ambientais tornaram-se cada vez mais prementes, a natureza tem sido reafirmada como uma fonte de inspiração artística universalmente relevante e duradoura.



Ikeno Taiga, Japanese, 1723-1776, Impressive View of the Go River, 1769, Hanging scroll: ink on paper, Image: 129.86 x 56.83 cm, Mount: 201.93 x 72.39 cm, Gift of William L. Evans Jr.



 
"Esperamos que os visitantes desta exposição sintam a espiritualidade palpável que impregna muitas dessas imagens sublimes", disse MacKenzie. "




Osamu James Nakagawa, American, b. 1962, Okinawa 001, 2008, Pigment print, mounted on aluminum, Sheet: 5 feet x 20 inches (152.4 x 50.8 cm) Mount: 168.91 x 50.8 cm. Gift of the Hall Family Foundation.



 
“A vastidão da natureza e a insignificância das figuras tão vividamente retratadas aqui lembram-nos da grandeza universal da criação no qual a humanidade é apenas uma parte."





Shen Zhou, Chinese, 1427-1509, Poet on a Mountain Top, 1496, Album leaf mounted as a handscroll; ink and watercolor on paper; silk mount, Image: 38.74 x 60.33 cm, Mount: 44.15 x 660.4 cm, Purchase: William Rockhill Nelson Trust.








William Trost Richards, American, 1833-1905, St. John's Head, Hoy, Orkneys, ca. 1892, Oil on fiberboard, Unframed: 22.54 x 40.48 cm, Framed: 32.07 x 50.17 x 3.18 cm, Presented by the National Academy of Design from the Mrs. William T. Brewster Bequest.






The Nelson-Atkins Museum of Art


http://www.nelson-atkins.org/home/Copyright.cfm



 

The Nelson-Atkins Museum of Art is located in the center of Kansas City, at 4525 Oak Street, three blocks northeast of the Country Club Plaza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário